Aprenda 6 técnicas de meditação para começar agora.

Vamos começar a meditar! 

Aqui vamos abordar como se tornar uma pessoa mais relaxada e sem estresse com a meditação. Como sabemos, a meditação tem sido praticada em todo o mundo há centenas, senão milhares de anos. É uma técnica usada para acalmar a mente e o corpo. Além disso, tem o benefício adicional de aliviar o estresse. Também pode trazer foco e clareza. Muitos dizem que, depois de meditar, os problemas com os quais têm lutado desaparecem milagrosamente. Também é conhecido por inspirar as pessoas a serem mais criativas à medida que seus pensamentos subconscientes vêm à tona. A forma mais conhecida de meditação requer que você se sente em uma sala silenciosa, com as pernas cruzadas no chão ou em uma cadeira confortável. Não importa a posição que você escolha, é importante sempre se certificar de que sua coluna esteja reta. É uma boa ideia usar o mesmo local todos os dias, pelo menos no início. Uma boa ideia seria personalizar o seu local de meditação melhor. Você pode usar velas, flores e fotos das pessoas que você ama. 

Como discutimos antes, a ideia é sentar-se quieto, com os olhos fechados, e focar em seus pensamentos. Tente não pensar em nada em particular, permitindo que sua mente fique calma e em paz. Se você achar que sua mente está ‘tagarelando’, não tente controlá-la, apenas deixe-a terminar o que está fazendo, ela acabará se acalmando. Se você é um iniciante, deve começar com sessões curtas de dez a vinte minutos, todos os dias. Depois de um tempo, você começará a sentir um profundo relaxamento e alegria durante essas sessões e poderá meditar por mais tempo. Outra técnica é quase uma forma de auto-hipnose. Comece sentando-se em um local tranquilo e confortável, certificando-se de estar de frente para uma parede a cerca de 2,5 metros de você. Escolha um ponto ou objeto na parede e torne-o seu ponto focal. Olhando para o seu ponto focal, comece a contar regressivamente a partir de 100, um número para cada respiração que você exala. Ao fazer isso, imagine-se flutuando e se sentindo muito relaxado. Você começará a sentir suas pálpebras ficando pesadas e pode começar a piscar. Deixe seus olhos fecharem lentamente e, enquanto continua a contar para, imagine-se mole como uma boneca de pano, totalmente relaxado e flutuando em um lugar seguro e confortável. Pare de contar e apenas flutue em seu espaço. Se algum pensamento perturbador surgir no seu espaço, deixe-o fluir novamente e continue a se sentir seguro e relaxado. Essa técnica pode ajudá-lo a lidar com o estresse e a descarregar a tensão que se acumula durante as situações estressantes. Quando estiver pronto para sair desse estado de auto-hipnose, você pode simplesmente adormecer ou pode contar de um a três e sair. Primeiro, conte um e prepare-se para sair. No dois, respire fundo e segure por alguns segundos. No três, expire e abra os olhos lentamente. Ao abrir os olhos, continue a se apegar a essa sensação confortável e relaxada.

À medida que você ganha experiência, pode aumentar a duração de suas sessões para trinta minutos ou mais, conforme sua programação permitir. No estilo de vida acelerado de hoje, é muito importante que cuidemos de nós mesmos mental e fisicamente. E incluir tempo para meditação é uma ótima maneira de fazer isso.

Diferentes técnicas de meditação

Para ajudar a ampliar seus horizontes, aqui estão alguns dos métodos de meditação mais comumente praticados que você pode tentar. 

Observação da respiração. 

A meditação pode ser tão simples quanto prestar atenção à respiração por alguns minutos? Sim pode! Relaxe na posição que for melhor para você, feche os olhos e comece a prestar atenção à sua respiração. Respirar pelo nariz envolve o diafragma e leva o oxigênio até o fundo dos pulmões. E quando começar a perder o foco, apenas concentre novamente sua atenção no ar que entra e sai de seu nariz. Tente fazer isso por alguns minutos ou mais e você começará a sentir seus efeitos. 

Meditação da mente vazia.

Meditar pode criar uma espécie de “consciência sem objeto”, um esvaziamento de todos os pensamentos de sua mente. Essa técnica envolve sentar-se quieto, geralmente em uma posição de “lótus” ou de pernas cruzadas, e deixar a mente ficar em silêncio por conta própria. Pode ser difícil no início, principalmente depois de um dia estressante, mas com a prática se tornará mais fácil. 

Meditação ao caminhar. 

Pode ser ao ar livre ou simplesmente andando para a frente e para trás em uma sala silenciosa. Preste atenção ao movimento de suas pernas, corpo e respiração enquanto caminha. Tente se concentrar na sensação de seus pés tocando o solo. Quando sentir que está perdendo o controle de seus pensamentos, continue o processo de caminhar e respirar. Meditar ao ar livre dessa forma pode ser difícil por causa das distrações. Se você decidir tentar do lado de fora, encontre um lugar tranquilo com terreno nivelado. 

Meditação Mindfulness.

Uma prática que os budistas chamam de Vipassana ou meditação do “insight claro”, é a arte de se tornar profundamente consciente do agora. Você se concentra no que está acontecendo dentro e ao seu redor neste exato momento e se torna consciente de todos os pensamentos e sentimentos que estão consumindo sua energia de momento a momento. Você pode começar observando sua respiração e, em seguida, mover sua atenção para os pensamentos que passam por sua mente, os sentimentos em seu corpo e até mesmo os sons e imagens ao seu redor. A chave é assistir sem julgar ou analisar. 

Meditação Mantra.

Muitas pessoas acham mais fácil evitar que a mente divague a se concentrarem em algo específico. Um mantra pode ajudar. Esta é uma palavra ou frase que você repetirá enquanto medita. Em algumas culturas, um mestre experiente escolhe para você. Se está trabalhando nisso sozinho, pode usar qualquer palavra ou frase que funcione para você e pode optar por repeti-la em voz alta ou mentalmente enquanto medita. 

Meditação de conceito.

Algumas práticas meditativas envolvem a contemplação de uma ideia ou cenário. Um exemplo disso é a “meditação sobre a impermanência”, na qual você se concentra na natureza temporária de todas as coisas, começando com seus pensamentos e sentimentos conforme eles vêm e vão. Existem muitos outros tipos de meditação, como a meditação sobre a bondade amorosa ou a meditação com objetos. Cada tipo tem suas próprias vantagens e benefícios.

Melhores lugares para meditar

 A meditação tem dois pontos principais para enfocar; quietude e silêncio. Nestes dois ativos reside uma profundidade de sabedoria, cura e energia, mas para obter esses excelentes benefícios e muito mais, você precisa ter um ambiente adequado para praticar. O ruído é algo que simplesmente não pode ser completamente evitado, embora você possa bloquear as janelas de sua casa e feche todas as portas, sempre haverá algum tipo de ruído interno ou externo devido às atividades de terceiros. A vida realmente continua, e você não pode esperar que o mundo pare apenas para que você possa meditar em silêncio absoluto. No entanto, com a prática contínua vem a habilidade, e assim, filtrar os sons distantes da vida e da matéria torna-se mais fácil. Os parques oferecem um ambiente natural onde você pode se conectar com a natureza enquanto desfruta da energia do ar livre. Sim, este é um local público, mas como mencionado antes, com a prática vem a habilidade e em níveis mais altos sua concentração será capaz de filtrar facilmente as interrupções externas. Não há substituto real para a energia abundante que está disponível em parques, florestas, bosques, selva, etc. Esta energia fará com que você alcance níveis mais elevados de competência em um ritmo rápido, mas constante, por causa de sua conexão direta com a natureza. Os rios são ótimos lugares para meditar, pois oferecem o fluxo do rio, que é simbólico de muitas maneiras para a vida. Meditar perto de um rio pode afetar positivamente seus níveis de energia, elevando sua vibração (frequência energética) a um nível mais alto, tornando o estado de transe mais fácil de realizar e permitindo que você mantenha sua postura por mais tempo, de modo a prolongar sua sessão com o mínimo de desconforto ou agitação. As praias podem ser lugares divertidos para meditar, com o mar oferecendo uma atmosfera de limpeza onde os pensamentos podem ser visualizados como flutuando com o bater das ondas. O mar é altamente influente para o espírito, apenas o som das ondas batendo umas contra as outras foi registrado inúmeras vezes para ser comercializado como uma ferramenta essencial de meditação, proporcionando ao praticante a atmosfera do mar dentro de sua casa.

Os jardins são normalmente espaços sossegados e privados que fazem parte da casa, oferecendo os benefícios da natureza e do ar livre dentro do conforto da sua própria propriedade ou do local onde reside. Meditar no jardim tem benefícios semelhantes aos de praticar meditação no parque local, mas há um bônus que vem com a prática em seu próprio jardim, que é a privacidade que você lutaria para encontrar em um espaço público como no parque. As montanhas são os melhores lugares para meditar, pois prometem elevação nos planos físico e emocional / mental para aqueles que são capazes de chegar ao pico da montanha. Se você não tiver a sorte de visitar uma montanha, muito menos escalar uma, então encontre uma colina em um parque ou no campo, certificando-se de que ela seja alta o suficiente, faça a escalada apenas se for seguro e você terá um local decente de onde você pode meditar em paz. Só isso já fará com que você tenha uma sensação de elevação. A meditação é uma coisa interna, o que significa que está com você onde quer que esteja, a qualquer hora. A beleza disso é que esta ferramenta / habilidade magnífica e poderosa está disponível para você a qualquer momento e isso significa que você sempre terá a oportunidade de elevar seu nível de consciência. Você pode estar no trabalho, em casa, com os amigos, no trem ou no ônibus, a qualquer hora do lazer. E se as suas circunstâncias não forem tão boas e você estiver em um lugar que não gosta de residir por qualquer motivo, você pode usar o dom da meditação para manter sua mente forte e focada, mesmo se tudo o que você realmente deseja fazer é desmoronar permitir que a meditação guie, cure e reenergize você é o caminho a seguir. Permita-se a liberdade em seu espaço mental antes de tentar encontrar essa liberdade externamente, pois todos os resultados desejados são devidos a uma mudança de consciência que começa no interior.

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