Meditação: A história e seus benefícios.

A meditação é uma prática antiga que melhora o bem-estar espiritual, mental e físico de uma pessoa. Hoje também é considerada a forma mais elevada de relaxamento. Na verdade, dezenas de milhões de pessoas são conhecidas por praticar essa atividade em todo o mundo. A meditação também é conhecida por ter vários benefícios à saúde. Ele está sendo usado para tratar problemas mentais e outros problemas relacionados ao corpo. Neste artigo, mergulharemos no mundo da meditação e vamos desmistificá-lo. Você já se perguntou como isso começou? Os Vedas (textos sagrados antigos) das tradições hindus têm os primeiros registros de meditação. No entanto, o hinduísmo não tem o monopólio da meditação como prática, uma vez que os primeiros registros também foram encontrados ligados às práticas meditativas do taoísmo na China e do budismo na Índia. Por muitos séculos, a meditação tem servido bem aos praticantes. Na verdade, tornou-se uma abordagem aceita para lidar com várias condições psicológicas e fisiológicas que assolam o homem moderno. Hoje, a meditação é geralmente recomendada para pessoas que precisam de uma trégua do sofrimento e do estresse. O propósito da meditação foi originalmente concebido como um meio para chegar a um determinado fim, que é a iluminação ou a salvação, a meditação é uma prática que aumenta a consciência da pessoa do momento, bem como a compreensão espiritual. A meditação é essencialmente uma prática espiritual; no entanto, seus benefícios vão além do espiritual. Patânjali, um sábio indiano, referiu-se à meditação como “autorrealização” ou consciência absoluta de si mesmo. Nos primeiros dias da meditação, a prática só podia ser ensinada por um professor ou guru a seu aluno ou discípulo. Hoje em dia, qualquer pessoa pode entrar no estado meditativo e não há sanções religiosas, uma vez que as diferentes religiões do mundo apóiam sua prática enquanto seus princípios básicos forem seguidos.

Dos antigos aos Tempos Modernos, os historiadores acreditam que a meditação já era amplamente praticada antes mesmo da história registrada, especialmente entre as primeiras civilizações indianas que surgiram nas margens do Indo e do Ganges. O melhor palpite é que a meditação já existe há 5.000 anos. As religiões foram formadas e todos esses sistemas de crenças incorporaram a prática meditativa com base em seus princípios e filosofias. As principais religiões que promovem a prática da meditação são o budismo, o cristianismo, o hinduísmo, o islamismo e o siquismo. Desde então, a meditação evoluiu para a prática estruturada que é hoje. Os budistas foram os primeiros a formalizar a prática da meditação na Índia há cerca de 2.500 anos. Gautama Buda, o fundador desta religião mundial foi o primeiro a estabelecer uma abordagem organizada para a iluminação, baseada na meditação formal. As escrituras budistas demonstraram claramente a importância da prática meditativa na obtenção do “Nirvana”. Essa forma de meditação se espalhou da Índia para o Tibete, chegando à China no século II. Registros históricos mostram que as primeiras traduções dos escritos budistas para o chinês apareceram no século VI. Os chineses desempenharam um papel importante no aumento das variações das formas de meditação, que são praticadas hoje. O budismo acabou se tornando tão importante para os chineses quanto o taoísmo e o confucionismo. Diretores e professores budistas foram assimilados pela cultura chinesa e logo ela cruzou o mar para ser acolhida no Japão. Por sua vez, os japoneses foram fundamentais no desenvolvimento da prática conhecida hoje como meditação Zen. Em geral, a meditação tem muitas faces e varia, mas não importa onde você esteja. Uma coisa é certa, a meditação pode beneficiar o corpo e a mente. Agora, vamos começar a nossa jornada na história da meditação.

O desenvolvimento e as origens da meditação. 

A prática da meditação começou na antiguidade. Um dos argumentos difundidos sobre o assunto diz respeito a questões de quando, onde e como a meditação se originou. Evidências históricas apontam a localização (Onde?) Como o Vale do Indo e a época (quando?) Por volta de 4.000 a 5.000 anos atrás. “Como” – é uma pergunta para a qual os especialistas ainda não sabem uma resposta, embora haja um acordo entre os especialistas de que a prática informal da meditação pode remontar a mais de cinco milênios. É simplesmente difícil rastrear como a prática foi realmente desenvolvida.

Hoje, a meditação é uma atividade importante em todas as principais religiões do mundo. Os budistas passam horas na posição de lótus, aspirando alcançar o que o Buda realizou após 49 dias no estado meditativo. Enquanto isso, os monges católicos meditam passando horas a fio contemplando e meditando na Palavra de Deus. Os historiadores costumam apresentar o argumento de que a meditação é um elemento importante que ajudou a definir as práticas espirituais das filosofias orientais. Esse elemento comum une a necessidade da humanidade de compreender a si mesma, o Universo e a interação entre os dois, independentemente da cultura ou religião a que pertença. Quando uma civilização começa a procurar melhorar espiritualmente e socialmente, é muito provável que a meditação seja praticada não apenas pelos líderes religiosos, mas também por pessoas comuns.

Depois de atingir a iluminação sentado sob uma árvore sagrada na posição de lótus. Os ensinamentos do Buda formam os princípios do budismo, que é uma das principais religiões do mundo hoje. O Buda defende a meditação como um meio de alcançar a Iluminação, da mesma forma que ele fez. Gautama Buda foi um dos primeiros a estabelecer e formalizar a meditação no contexto de uma tradição religiosa. A meditação budista como a conhecemos hoje compreende quatro componentes principais. Estes são atenção plena, concentração, percepção e tranquilidade. Essas bases são inculcadas na meditação budista, que é uma das formas mais populares de meditação, praticada até mesmo por não-budistas. A história da meditação é muito rica. É interessante descobrir onde realmente se originou. As perguntas mais comuns sobre isso ainda não foram respondidas. Mas não importa onde tenha começado, uma coisa é certa: a meditação tem muitos benefícios que descobriremos a seguir.

Benefícios da meditação diária.

Os benefícios para a saúde e vitalidade estão disponíveis para qualquer pessoa que reserve um tempo para praticar a antiga e poderosa meditação. Um estilo de vida para muitas pessoas sérias, a meditação é amplamente conhecida e apreciada por pessoas de todas as esferas da vida, no entanto, nem todos os praticantes estão cientes dos muitos benefícios de meditar regularmente. Algumas pessoas só optam por sentar-se em silêncio porque são instruídas a isso. Em uma aula de artes marciais, dependendo da arte que está sendo estudada, é comum que muitos mestres orientais promovam a meditação antes e depois das sessões para maior clareza e conservação de energia antes do treino, e depois de acalmar a mente, permitir que a energia flua de volta para seu banco energia interno e revitalize o espírito.

O mesmo acontece com outras formas de arte como Chi Gong e Yoga, ou artes de cura como Xamanismo ou Reiki, todas elas dependem da meditação para afetar uma variedade de aspectos de saúde e bem-estar. Os benefícios da meditação quando combinados com outras práticas semelhantes são surpreendentes, muitas pessoas melhoraram muitas áreas de suas vidas pessoais, graças à escolha inteligente de meditar. A meditação além de usada para aumentar a concentração e a retenção de informações, é ótima para estudar, especialmente para pessoas que têm dificuldade em se lembrar de detalhes, experimente 15-20 minutos de meditação antes de começar o estudo e você notará a diferença que isso faz. Muitas vezes as pessoas deixam para estudar no momento em que sabem que haverá paz e sossego, mas a meditação pode ajudá-lo a filtrar o ruído dos vizinhos, da rua ou dos colegas, seja qual for a sua situação, a meditação consistente configurará sua mente para ser capaz de lidar ela.

Pessoas que sofrem de altos níveis de ansiedade correm o risco de desenvolver hipertensão, por estarem ansiosas, constantemente preocupadas e nunca vendo as coisas como realmente são. Com a meditação uma mudança em sua percepção natural surgirá, eliminando a causa de tal estresse e apreensão. Os pensamentos tornam-se mais claros porque a mente finalmente consegue relaxar e, com a mente relaxada, o corpo também relaxa. Assim sua absorção de vitaminas e minerais fica mais eficiente. O mesmo é verdadeiro para informações; a mente retém e processa as informações que recebe com mais rapidez e facilidade quando o cérebro não está sobrecarregado com toneladas de pensamentos que não fazem nada além de ocupar sua cabeça causando fadiga mental e esgotamento.

Há muito a aprender com a meditação, a principal lição aprendida é sobre você mesmo, seus pontos fortes e fracos, por que você é quem você é, e quem pode se tornar. Isso permite que as pessoas enfrentem as experiências que tentam esquecer, já que o passado é sempre um fardo pesado para carregar, a jornada de sua vida não ficará mais fácil se você se apegar a memórias difíceis. Esses fardos causam danos graves e, se carregados por tempo suficiente, os danos podem se tornar permanentes.. É preciso coragem e disciplina para enfrentar as coisas das quais você prefere se esconder ou esquecer totalmente, mas essa não é maneira de viver uma vida cheia de tantas oportunidades únicas. 

Dê uma olhada em certas celebridades ou pessoas famosas, nem todos tiveram uma educação doce, eram confiantes ou livres de erros antes de encontrarem seu sucesso, muitos tiveram que lutar para chegar onde estão agora, algumas dessas estrelas tiveram infâncias traumáticas, outros tiveram lutas diferentes, a questão é que fizeram o que tinham que fazer para mudar as coisas.

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