Como vencer o vício na internet e em smartphones.

Sim, há esperança! Com certeza você pode ganhar controle sobre seu vício. As informações relacionadas acima não foram feitas para perturbá-lo ou fazer com que você olhe para o mundo de uma forma pessimista. Você deve ser otimista sobre sua visão. Os humanos se colocaram nessa posição, e com alguma disciplina, podem sair por si mesmos! As informações foram meramente fornecidas para incitar a seriedade da questão e fornecer um contexto social para que o leitor possa entender exatamente o quão enganador e difundido o vício em telefone realmente é.

As informações têm o objetivo de trazer a chocante realidade para que você possa ser motivado a ter mais consciência de suas ações cotidianas e mudar seus hábitos.

Muitas vezes, devido à forma como o mundo está agora configurado, as pessoas ponham de lado essas preocupações porque se tornou uma maneira comum de viver a vida. Como já mencionado, é considerado “a norma” gastar quase metade do dia olhando para algum tipo de tela. As pessoas não consideram isso um problema sério, mas isso é porque se enraizou em tantas pessoas que é difícil ver a floresta através das árvores.

Agora que foi estabelecido que o vício em telefones é um fenômeno muito real e extremamente prejudicial e também algo que requer atenção imediata e um esforço comunitário para solucionar, o verdadeiro trabalho pode ser feito. Tornar-se informado é o primeiro passo para abordar a questão do vício em telefone e iniciar o processo de cura.

Iniciando Novos Hobbies.

Então você chegou até aqui – isto não é fácil e você deve estar orgulhoso de si mesmo por se comprometer em aumentar o nível de bem estar de sua vida. Você percorreu um longo caminho desde que chegou. Aprendeu muito.

Agora, para abordar o questionamento que deve estar em sua mente: “O que devo fazer a seguir?” A resposta curta é esta – conheça a si mesmo! Descubra as coisas que o fazem feliz, ou que podem levar à sua mente sentimentos de ansiedade e depressão. Re-visitar os passatempos que você costumava ter tempo, mas que de alguma forma antes não conseguia encontrar horas suficientes no dia para praticar. 

Você descobrirá que, uma vez que se comprometa a superar seu vício em telefone, estará tentando não usar seus dispositivos como antes. Isto lhe deixará com muito tempo livre para desenvolver hobbies! Os passatempos são uma forma maravilhosa de aliviar o estresse, libertar sua mente de pensamentos avassaladores, e aperfeiçoar-se em uma habilidade que pode melhorar sua vida. Este hábito substituirá gradualmente o hábito tóxico de estar constantemente em seus dispositivos. Hábitos são comportamentos que se enraízam em seu cotidiano e são práticas, repetidas de forma consistente. Alguns hábitos são desenvolvidos inconscientemente, isto é, exatamente como o vício do telefone.

Hábitos saudáveis, tais como hobbies, podem ser desenvolvidos conscientemente e intencionalmente. Estes são os melhores tipos de hábitos a desenvolver, pois eles estimulam sua mente e têm a capacidade de reconstruir sua autoconfiança. Você pode mudar sua vida, se pelo menos começar com um hobbie. Há tantos tipos diferentes de passatempos que você pode descobrir! Algumas pessoas que têm uma mente mais acadêmica prefeririam passar tempo lendo ou talvez escrevendo, para manter a mente ocupada e o intelecto afiado. Outras pessoas são mais artisticamente inclinadas a desfrutar de atividades como esboçar, pintar ou design de interiores. Diferentes tipos de artesanato, como crochê, tricô, trabalho em madeira, colagens e quadros de visão, ou mesmo cozinha podem ser opções maravilhosas.

É muito reconfortante trabalhar com suas mãos para criar alguma coisa. Os especialistas afirmam que trabalhar com materiais físicos para criar algo pode ser muito relaxante para a mente. Estas ações não só condizem com um estilo de vida mais relaxado, mas também podem beneficiá-lo de forma secundária. A escolha de um hobby dedicado e a criação de algo pode levar para uma carreira promissora no futuro. Você não está apenas passando tempo, pois você estaria em seu telefone ou assistindo a um filme, mas você está construindo um conjunto de habilidades. Quando você está se envolvendo com um conteúdo criado por outras pessoas, você está interagindo de forma passiva com o mundo. Isto o leva a um estado de espírito que é paralelo ao sono. Entretanto, quando você está se esforçando para fazer algo que está mudando constantemente, você está se engajando ativamente, ou seja, interagindo com o mundo. Este tipo de interação se assemelha a estar focado em escrever ou criar algo. Este nível de concentração é chamado “estado de fluxo”, isto é, quando você está completamente imerso em uma experiência e nem percebe o tempo passar.Já quando interage passivamente, você também pode não perceber que o tempo passa, mas isso é mais negativo porque você não está fazendo nada…

É quase como se você estivesse dormindo com os olhos abertos.

Desenvolver um hobby pode dotar você das habilidades necessárias para a vida e revitalizar sua energia. Eles podem lhe proporcionar uma opção para criar uma renda extra ou até gerar um negócio. Você se sentirá como uma nova pessoa depois de começar a desenvolver este tipo de hábitos porque você encontrará um novo sentido e terá orgulho de suas habilidades e talentos.

Eliminação de aplicativos viciantes.

Seria muito absurdo dizer que você nunca vai tocar no seu telefone novamente. É claro, algumas pessoas vivem fora da rede e não têm nenhuma conexão com o mundo moderno. É possível, mas não é provável que esta seja uma opção viável para todos no mundo moderno. Você terá que interagir com seu telefone em algum momento. Devido a natureza que o mundo está configurado, seu telefone é uma ferramenta que você terá que usar durante todo o dia. O objetivo, no entanto, é garantir que você tenha uma relação saudável com esta ferramenta e não se torne dependente dele para lidar e passar o dia. Depois de ler todas as estatísticas sinistras sobre o uso do telefone e vício, você pode se preocupar. Isto não é motivo para pânico! Na verdade, você tem como objetivo integrar-se de uma forma que possa usar seu telefone para suas atividades, porém sem se tornar um escravo de seus impulsos. Você tem as informações – agora precisa colocar o conhecimento em prática. Após ler estas informações, você deve ter um entendimento geral sobre que tipo aplicativos são viciantes e quais o fizeram se tornar viciado. Você tem que aprender como policiar sua atividade no telefone. Não haverá alguém que possa lhe ajudar melhor do que você mesmo. Assuma a responsabilidade por você e seu vício, e coloque as coisas em suas próprias mãos – literalmente, colocar seu telefone em suas mãos. Agora, encontre a força e a vontade de apagar todos os aplicativos viciantes!

Você sempre pode baixar novamente esses aplicativos se você se sentir melhor sobre seu problema mais adiante em seu processo de recuperação,portanto, não se assuste. Você não vai perder nada, embora possa parecer que, a princípio, é assim. Você só estará ganhando mais controle sobre sua mente e seus impulsos. É necessário, especialmente nos estágios iniciais de sua cura e rotina de modificação de comportamento, que você apague imediatamente quaisquer aplicativos de mídia social viciantes. Quanto mais frequentemente você interage com estes aplicativos, maior será a probabilidade de ceder e usá-los. Quando você usa seu telefone para tarefas simples, mesmo sabendo e estando ciente de que os aplicativos estão em fácil acesso em sua tela inicial, isso o tentará. E mais, enquanto os aplicativos ainda estão baixados em seus dispositivos, eles podem potencialmente enviar-lhe alertas e notificações, o que o tentará ainda mais. Você pode ficar fora das mídias sociais no primeiro dia, jurando que você nunca mais voltará a ser controlado por aquele descontrolado impulso. E, de alguma forma, na hora do almoço do dia seguinte, você pode considerar dar uma olhada em suas mensagens diretas. Apenas por um segundo, você pode dizer para si mesmo, uma pequena olhada não faria mal. No entanto, ceder a este impulso se tornará o início do fim de seu sucesso. Não faça isto! 

Corte o excesso, apare a gordura, e apague estas aplicações viciantes! Você está muito melhor, e você sentirá um peso fora de seus ombros quando o fizer. Você ficará impressionado com sua dedicação, e ela o impulsionará no caminho da superação do vício. 

Colocando o telefone longe.

Como já foi dito anteriormente no texto, uma das principais chaves para o uso excessivo de seu dispositivo é simplesmente guardá-lo. Esta é, honestamente, a ação que lhe levará a fazer o menor esforço. Se você não estiver perto de seu telefone, você não será tentado a utilizá-lo com a mesma frequência. Estando realmente empenhado em vencer o vício do telefone celular, então você terá que substituir o tempo que normalmente estaria gastando em uma tela com outra coisa. Este “algo mais”, pode ser qualquer outra coisa que não envolva um dispositivo digital. É recomendado que você se comprometa seriamente e seja honesto com você mesmo. Esta é a única maneira de superar a nomofobia.

Mantenha seu telefone em sua bolsa ao invés do seu bolso. Você não só terá uma chance menor de danificar ou perder seu precioso dispositivo, mas agora você não será constantemente distraído por sua presença. Da mesma forma, quando você estiver trabalhando, ligue o “não perturbar” e mantenha em seu armário. O mesmo conselho pode ser aplicado aos estudos ou quando você estiver em aula. Você irá aumentar sua produtividade, e ficará com a cabeça fria por um dia de trabalho ou tarefas manuais. Você pode argumentar que precisa estar disponível para o caso de alguma coisa acontece aleatoriamente com seus entes queridos. No caso de emergência, este recurso de silenciamento garante que as chamadas telefônicas serão recebidas se você receber mais de uma chamada do mesmo interlocutor. Um ponto muito importante do conselho é também manter seu telefone em um quarto completamente diferente daquele em que você está dormindo. Empresários e celebridades de muito sucesso seguem esta prática com seriedade. Isto é a chave para ter uma boa noite de sono e reajustar sua mente. Muitos efeitos colaterais saudáveis são produzidos ao deixar seu telefone em outra sala.

Um motivo para manter seu telefone fora do quarto é para que quando seu alarme soar pela manhã, você será forçado a sair da cama. Este é um bom truque motivacional “pássaros precoces”. para se preparar para o dia. É mais provável que você fique acordado e comece sua rotina matinal se você se obrigar a sair do conforto de estar debaixo de suas cobertas e caminhar a distância até o seu alarme. Outro grande motivo para deixar seu telefone em outra sala antes de ir para a cama é para que você não se sinta tentado a usá-la antes de ir dormir ou no meio da noite. Cientistas mostraram que a luz azul que é emitida das telas dos dispositivos podem retardar a capacidade do cérebro de produzir melatonina, que é um hormônio que ajuda você a adormecer. Especialistas recomendam que você pare de usar os dispositivos uma ou duas horas antes de estar pronto para dormir.

Fazendo uma pausa.

Você tem que aprender como fazer pausas de forma eficaz. Se você estiver em um ponto onde você sente que não pode apagar seus aplicativos viciantes, comece a ficar fora das mídias sociais pelo menos uma vez por semana. Isto é semelhante a manter seu telefone longe de você e pode ser programado no mesmo dia em que você está começando a resolver o seu problema. Ficar fora das redes sociais fará maravilhas para seu senso de autoconfiança. Você ficará orgulhoso do nível de autocontrole que você estará exercendo. Você pode até decidir fazer uma “limpeza das redes sociais”. Isto é semelhante aos comportamentos relacionados à dieta, exceto que este termo se refere a “alimento para o cérebro”. O que você alimenta sua mente é o que vai moldar seu pensamento, e as redes sociais são como comida de plástico. Imagine se você comesse apenas barras de chocolate e pizza com queijo extra o dia todo, todos os dias. Você pode desfrutar da dopamina no início, mas ao final da semana seu corpo estaria destruído e você dificilmente conseguiria mover seu corpo confortavelmente.

Isto é exatamente o que é se envolver também com as redes sociais frequentemente. Elas são como uma sobremesa açucarada. Você é mais saudável quando você a restringe e só a aprecia de vez em quando, e em porções razoáveis. Lembre-se da estatística discutida anteriormente em relação ao valor do tempo que o americano médio gasta no telefone? Até metade do dia pode ser passado olhando para uma tela. Agora, imagine se você é rigoroso consigo mesmo sobre o tempo que você gasta em seu telefone, você pode potencialmente conseguir quase nove anos de sua vida de volta!

O que você vai fazer com todo esse tempo que terá de repente?

Você quer ter certeza de que está participando ativamente hábitos envolventes, para que você se sinta bem com o tempo passar longe de seu telefone. Isso o encorajará a ficar com seu plano e manter um estilo de vida mais saudável. Passe este tempo fazendo coisas que lhe proporcionem uma sensação de cumprimento. Nem todos os momentos de sua vida podem ser preenchidos com alegria. Passar tempo com pessoas que dão à sua vida um propósito é muito gratificante. Da mesma forma, se você preencher seu tempo com as pessoas que você ama, você terá um senso de comunidade. Isto é muito importante para sua cura de um vício, uma vez que a raiz é muito provavelmente vem de um sentimento de solidão e desapego. Se você se sentir desapegado do seu grupo social, você pode usar as mídias sociais para preencher o vazio. Isto não vai resolver o problema. Este tipo de mentalidade de pensamento é como a serpente que come sua própria cabeça. Você estará criando mais de um vazio e mais de uma sensação de desconexão ao fazer isso porque você vai passar menos tempo com pessoas que se importam sobre você. O envio de uma mensagem não é tão sincero quanto passar tempo fazendo jantar juntos. Postar sobre uma campanha de arrecadação de fundos é ótimo, mas voluntariar seu tempo para ajudar sua comunidade com um amigo é ainda melhor

Fazendo melhores hábitos telefônicos.

Você não só descobriu os aspectos negativos do uso excessivo de dispositivos, mas também encontrou maneiras de preencher seu tempo com o que lhe beneficiará ainda mais. No entanto, você terá que usar seu telefone em algum momento. Você pode finalmente ter chegado a um ponto em que você sente que pode controlar com sucesso seus comportamentos, e não um em que você permite que seus comportamentos o comandem contra seu melhor julgamento. O próximo e último passo é onde você começa a cultivar melhores hábitos telefônicos. Há maneiras de interagir com seu telefone de forma saudável. Você tem que ser rigoroso consigo mesmo, se você sabe que tem tendências viciantes e têm o hábito de rescindir sua palavra. Faça você mesmo uma promessa de que continuará a tomar cuidado com o vício no telefone, mesmo que você sinta que “dominou” o problema. Na verdade, você nunca será capaz de dominar o vício. Nenhuma pessoa pode se eles estiverem falando honestamente consigo mesmos. Você só pode tomar consciência de seus gatilhos e familiarizar-se com maneiras que o manterão no caminho certo. Esta consciência permitirá que você perceba quando começar a deslizar de volta em seus antigos caminhos e o impele a encontrar soluções alternativas. Em última análise, este último passo é o mais importante, porque ele guiará seus hábitos e comportamentos muito além da parte inicial do processo.

 Estes são os hábitos que você irá empregar de seu cinto de ferramentas mentais para o resto de sua vida no que diz respeito ao uso saudável do telefone. Mantenha um horário para quando você pode e não pode acessar seus dispositivos. Consulte estes períodos como você designou “Tempo de telefone”. Durante este período, você pode fazer o que quiser. Semelhante ao exemplo de uma dieta adequada, considere isto como controle das porções. Você ainda pode ter algo que aprecia mesmo que não seja exatamente saudável para você, desde que você o tenha em pequenas doses. Durante estes períodos programados.

Além disso, considere não ter ” zona livre de celulares em sua casa”. O quarto é definitivamente uma delas. No entanto, é encorajado que você tenha mais de uma “zona livre de celulares em sua casa” para aumentar a probabilidade de sucesso. Faça da mesa de jantar uma zona, bem como a sala de estar. É mais fácil não usar um telefone quando não é permitido usá-lo em um área especificada. Desligue as notificações de seu telefone e mantenha-as desligadas. Você já deve estar ciente neste momento que as notificações são simplesmente tentações para mantê-lo viciado. Esta é uma forma rápida e a maneira mais fácil de remover a tentação de sua vida.O que quer que você faça, não confie em um aplicativo para que você pare de usar aplicações. Isto é uma coisa muito comum que as pessoas tentam fazer, e é feito de boa fé, mas é muito raramente bem-sucedido. Isto não é uma técnica de sucesso porque, acima de tudo, você ainda está usando seu telefone! Na pior das hipóteses, você pode até se tornar viciado em verificar seus níveis de uso do telefone. Isto provavelmente só o deprimirá ainda mais e você apenas tentará distanciar-se mudando para outro aplicativo.

Conclusão.

Você chegou longe em seus esforços para acabar com seu vício no telefone celular. Você deve se orgulhar de ter tomado o tempo necessário para aprender sobre esta epidemia e procurou ajuda. Nem todos têm confiança para fazer isso, e admitir e pesquisar é o primeiro passo. Você desenvolveu mecanismos saudáveis e novas habilidades para preencher seu tempo. Adquiriu os conhecimentos e as habilidades para se livrar desses dispositivos viciantes para que você possa viver sua vida melhor. Desde que você continue comprometido com a melhoria de sua condição e permaneça disciplinado em suas práticas, você pode vencer sua compulsão e manter seus comportamentos sob controle. Você pode fazer isso! 

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